O comércio eletrônico oferecido para o consumidor pode ser B2C – Business to Consumer ou C2C – Consumer to Consumer. O B2C é aquele que ocorre entre empresa e consumidor; e o C2C é o que acontece entre consumidores. É o conjunto de comunicação eletrônica e digital aplicadas a negócios em vendas utilizando o pagamento eletrônico.
O mercado virtual em todo mundo tem crescido a cada ano, gerando setores específicos e lançamentos exclusivos de produtos e serviços. B2C pode ser exemplificado pelos portais de venda ao consumidor, como o portal de vendas das lojas Americanas.
O C2C pode ser exemplificado pelas trocas comerciais que ocorrem no portal do Mercado Livre, onde pessoas físicas anunciam, vendem e compram diversos produtos.
O comércio virtual começou a ser forte e usual na década de 90, nos EUA, através da oferta de cd´s e livros.
A venda eletrônica para consumidores é regida por políticas públicas e padrões técnicos que visam os aspectos legais dos setores e suas mercadorias, e a padronização do acesso virtual e dados de comunicação.
B2B, B2C, B2G: entendendo a sopa de letras
Caros amigos! Hoje veremos algumas siglas que toda hora fazem parte das notícias de e-commerce e e-business e não são claras para todos. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário ou envie um e-mail. E lá vamos nós!
De onde surgiu o B2B
A internet quebrou diversos paradigmas em nossas vidas. E com as empresas não foi diferente. Quem imaginaria um substituto para um memorando interno batido à máquina? Surgiu o e-mail que ainda disponibilizou diversas vantagens a mais. As áreas de vendas, estoque, tratamento de clientes e outras estão informatizadas e podem ser consultadas em tempo real e pela internet.
Como conseqüência disto, nasceram vários termos e siglas relacionados as transações online. B2B, B2C, C2C e outros termos da nova economia surgem para suprir este cenário. Para entendermos esta sopa de letras, seguem alguns termos e suas definições.
A sopa de letras
B2B (Business to Business)
São as transações de comércio entre empresas. Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B. É a sigla mais famosa e acaba representado todos as outras abaixo quando generalizada. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.
B2C (Business to Consumer)
É o comércio entre a empresa e o consumidor. Este é o mais comum. Um exemplo próximo é a http://loja.imasters.com.br, o iMasters SHOP ou a mais famosa Amazon.
C2C (Consumer to Consumer)
Este é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site). O exemplo são os sites de leilão como o Ebay ou classificados.
B2G (Business to Governement)
São as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores.
B2E (Business-to-Employee)
Normalmente relacionado aos portais (intranets) que atendem aos funcionários. Tem por objetivo de ser uma área central de relacionamento com a empresa. Através dele os funcionários podem, por exemplo, pedir material para sua área, gerir todos os seus benefício ou até utilizar processos de gestão dos funcionários (faltas, avaliações, inscrições em treinamentos...).
Ainda existem as siglas invertidas como G2B e C2B que representam a inversão de quem vende e quem compra e variações como E2E e G2G que completam os relacionamentos possíveis.
Conclusão
A internet e as tecnologias da informação transformaram profundamente as empresas. A concorrência entre grandes empresas faz com que elas deixem de ser diferenciais para serem requisitos obrigatórios para a sobrevivência.
- Quem faz o profissional é você.
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