Parece simples, mas a formatação do disco rígido é complexa e exige cuidados prévios, para que você não perca seus arquivos e amaldiçoe posteriormente a si mesmo ou a alguém que o tenha dado a dica, por isso a importância de ler este texto, com atenção, até o final.
Vale lembrar ainda que o processo de formatação e reinstalação do sistema operacional pode demorar horas e exige paciência do usuário. É necessário, ainda, ter em mãos o CD ou DVD de instalação do seu sistema operacional.
Antes de formatar, muitas vezes, é possível tentar reparar o sistema. Na prática, a operação corrige arquivos de sistema que possam estar corrompidos, mantendo os arquivos pessoais intactos. Isso pode ser feito com o CD/DVD de instalação que acompanha o software. No caso de usuários do Windows, ao reiniciar a máquina com o CD/DVD no driver, a opção deverá aparecer na janela inicial como Reparar o computador.
Feito isso, se nem pela ferramenta de reparação seu computador voltou ao normal, tente então a formatação total.
Esteja ciente de que todas as informações contidas no HD serão apagadas. Portanto, faça uma cópia dos arquivos em uma mídia externa: pendrives, CDs, DVDs, HD externo, etc. Faça o backup dos seus arquivos pessoais: textos, planilhas, músicas, vídeos e outros; além de itens que geralmente são “esquecidos” pelos usuários, como sites salvos no menu Favoritos do seu navegador de internet, e-mails e configurações do Outlook, caso use o programa. Por falar nisso, você sabe sua senha de acesso à Internet? Se você deixa sua senha gravada no discador e já não se recorda, aproveite para recuperá-la e a tenha em segurança, para que possa se conectar novamente com a máquina formatada.
Precaução nunca é demais: se puder, mantenha sempre dois backups dos arquivos do seu computador. Você pode guardar os arquivos numa partição do disco rígido separada do sistema, na própria máquina, além de um segundo backup em mídias externas, como dito anteriormente.
Salve ainda todas as configurações referentes aos drivers do seu computador, placas de áudio, de vídeo, de rede, impressora, entre outros. Em geral, essas informações estão em CDs que acompanham a máquina quando ela é comprada. Isso é importante pois você terá de reinstalá-los após o processo de instalação do Windows.
Você não tem onde guardar esses arquivos? Calma. Você poderá armazená-las no próprio HD, se você usa XP ou Windows 7.
Formatar HD sem tirar arquivos, isso é apenas para quem não pode fazer backup externo
Para essas situações, é possível criar uma partição no disco rígido e passar seus arquivos pessoais para ele, mesmo que ele não tenha sido particionado anteriormente. As partições são divisões de um mesmo disco rígido e ficam indicadas por letras diferentes (C:\, D:\, E:\, etc).
Essa opção só é válida, no entanto, se a quantidade de arquivos que você tiver couber na parte livre do HD. Por exemplo, você tem um disco de 80GB e usou até o momento 40GB para guardar seus arquivos. Sobraram 40GB livres. Você pode criar uma partição de até 40GB e transferir seus arquivos para lá.
Para usuários do Windows Vista e 7, a tarefa pode ser feita pelo próprio sistema, através do menu Sistema e Segurança>Ferramentas Administrativas>Criar e formatar partições do disco rígido. Porei neste blog postagens explicando como criar cd de recuperação no Windows Vista e 7. Procure nos títulos de postagem o links da dica que você precisa.
Já no Windows XP, a tarefa é mais complicada. Mas existem softwares gratuitos como o Gparted para particionar o HD. Softwares pagos, como o Norton, são, evidentemente, eficientes, mas pago... melhor investir num bom antivírus.
Após fazer o download do Gparted, é necessário gravar um CD com o arquivo ISO do programa. Ele servirá como um disco de boot: ao reiniciar o computador com ele no driver, o Gparted será iniciado. Veja os detalhes da configuração do programa.
Em ambos os casos, ao salvar seus arquivos pessoais na partição nova, bastará formatar apenas a partição onde está o sistema operacional. Preste muita atenção durante o processo de formatação: formate apenas o disco onde está o sistema, para não perder os seus arquivos. De um modo geral, o Windows é instalado em C:\, vale a pena conferir as configurações em Meu Computador.
Depois de formatar a partição onde está o sistema, será necessário reinstalá-lo. Veja a postagem: Como criar nova partição no seu HD. Vale lembrar ainda que o processo de formatação e reinstalação do sistema operacional pode demorar horas e exige paciência do usuário.
Fica o conselho, se não se sente seguro para realizar a tarefa, melhor deixar a formatação para um técnico em informática especializado. Ele investiu nessa área e merece credibilidade e respeito.
Veja passo a passo para formatar HD e dicas em www.outlink.com.br
http://www.outlink.com.br/2011/10/como-formatar-seu-computador-com.html#links
Nenhum comentário:
Postar um comentário